top of page

Valéria Bonafé

I-131 é uma peça com forte viés autobiográfico. Foi inicialmente projetada durante o isolamento hospitalar no qual permaneci por 32h para tratamento radioativo complementar depois da retirada cirúrgica de três nódulos malignos na minha glândula tireoide [...]

 

I-131 mistura duas narrativas: uma sobre minha experiência individual durante a iodoterapia; e outra sobre a minha avó paterna Maria Marques (1921-2007), submetida 26 anos antes à mesma cirurgia e ao mesmo tratamento radioativo que recebi, e cuja presença se intensificou muito para mim durante esse período. 

 

A primeira narrativa é construída através da combinação de diferentes materiais sonoros. Um deles é a gravação na minha própria voz de um inventário do quarto 4014, no qual permaneci em isolamento no Hospital Santa Rita, na cidade de São Paulo. [...]

 

A segunda narrativa também é construída através da combinação de diferentes materiais. Um deles é um inventário de objetos da minha avó Maria Marques, realizado pelas suas netas (minha irmã Daniela, e minhas primas Maria Izabel, Mariana, Margarete Maria e Cristina Maria). O conjunto total de objetos recordados é apresentado logo no inicio da peça, numa espécie de coral homofônico formado pela soma das vozes dessas 5 mulheres. Um segundo material é composto pela combinação de descrições sintéticas de cada um desses objetos que são apresentados em blocos polifônicos. [...] Trechos do registro direto dessas conversas também foram inseridos tanto na parte central -  “o anjinho” – quanto na parte final da peça – “a cadeira”. Para compor esta segunda narrativa contei também com um pequena biografia e com uma descrição física da minha avó Maria, realizada por suas duas filhas (minhas tias), Maria Angélica e Maria de Loures, respectivamente, cujas vozes aparecem na parte central da peça.

 

I-131 enlaça diversos temas que têm transpassado meus trabalhos teóricos e criativos, além de alguns temas com os quais tenho me deparado mais recentemente, [...] por exemplo: temporalidade, espacialidade, sonoridade, escuta, imaginação, memória, afetividade, materialidade, oralidade, auto(biografia) e feminismo.

bottom of page