O Rádio é um meio de comunicação que, ao longo de sua história, vai se transformando, de modo a se amoldar ao seu tempo. Contudo, seria possível imaginá-lo não somente como resultado, mas também como parte de um processo artístico? Este é o desafio proposto a oito compositoras, de diferentes idades e países, cujas diferentes experiências e habilidades coincidem na busca por novas perspectivas de produção musical e igualdade social de gêneros na América Latina. 

O projeto Weaving Music for Radio, by Latin American Women Composers foi um dos oito projetos selecionados pelo Fundo Internacional para  Cultura (Unesco, 2016). As músicas encomendadas às oito compositoras serão apresentadas gradativamente, em uma série de quatro programas, cada qual com uma hora de duração. Estes programas serão transmitidos por MUSICAOS, um programa de rádio produzido em parceria entre a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal de Pelotas (abril/2018). O programa MUSICAOS vai ao ar em quatro emissoras educativas por AM, FM e respectivas web rádios. 

RÁDIO DELAS 2018

Com a finalidade de ampliar a divulgação das obras para rádio e promover o diálogo entre as compositoras e com o seu público, haverá um concerto e um fórum, de modo  a destacar a presença das compositoras convidadas (Capela Santa Maria, Curitiba, PR) (fevereiro/2018), e a publicação das obras em um CD  (JLN Produções Musicais).

 TRANSMISSÃO E AUDIÊNCIA GLOBAIS

Através de um conjunto de obras radiofônicas, o projeto visa a despertar em seu ouvinte novas formas de percepção e de compreensão das culturas latino-americanas por meio da incorporação das vozes de suas criadoras em seus processos artísticos. É nossa convicção de que o rádio pode afetar os seus ouvintes de forma mais direta, conforme a sua natureza aural predominante, podendo a sua experiência ser mais atraente e prazerosa para os sentidos. A música para rádio se constitui, portanto, como uma via para redimensionar os valores e hábitos em cada comunidade social, revitalizando as trocas genéricas.

PLATAFORMA RÁDIO DELAS 2020

Em 2020 Rádio Delas tornará-se open source e share-ownership através de uma plataforma digital para promoção de artistas latino-americanas. O projeto estende seu público-alvo às comunidades LGBT, nativa, promovendo também obras compostas pelo gênero 'masculino' cujo visualiza uma visão anti colonial e anti generalista.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now